Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O “pensamento crítico” pode ajudar nos negócios

Por Comunicação. Publicado em 09/07/2020 às 10:53.

Grandes líderes são inteligentes, focados, mas eles também possuem uma motivação e uma obsessão por querer melhorar seus produtos ou serviços. E para fazer isso, eles procuraram dominar a habilidade de pensar criticamente.

Luciano Salamacha, coordenador da pós-graduação em Pensamento Transversal da ESIC Internacional, explica que o pensamento crítico é um ato natural e espontâneo que todos têm em não ficar satisfeitos diante de uma determinada situação. “Um exemplo é o caso da pessoa que questiona se seu cliente está satisfeito e recebe uma resposta afirmativa. Ainda assim, o pensamento crítico leva esse profissional a buscar mais elementos para confirmar se realmente a resposta oferecida pelo cliente é decorrente apenas das boas maneiras e da etiqueta social, ou se realmente ele está satisfeito”.

O pensamento crítico é extremamente importante em todas as etapas da vida, mas somos seduzidos pelas soluções fáceis e pelas explicações óbvias. De acordo com Luciano, somos programados para economizar energia em nosso cérebro, ao mesmo tempo que evitamos qualquer tipo de dúvida em uma determinada situação. “A dúvida gera insegurança. Por isso é que as pessoas optam por aceitar como verdade a primeira linha de raciocínio obtida. É justamente aí que está a validade do pensamento crítico: a capacidade de ampliar o ângulo de análise de uma determinada situação para identificar se todas as variáveis foram realmente ponderadas e observadas”.

Como pensar mais criticamente?

É possível desenvolver e treinar o pensamento crítico. Weiler reforça que os líderes precisam aprimorar esta habilidade.  “O pensamento crítico ao questionar o ‘mais do mesmo’, abre caminho para inovação, por tirar da zona de conforto e por, de forma regrada e consistente, abrir caminho para o novo”.

Luciano afirma que quanto mais focarmos, racionalmente, para exercitar o questionamento antes de uma conclusão, mais incorporaremos o hábito de não aceitar precipitadamente realidades e conclusões. “Principalmente hoje em dia, em que as coisas estão marcadas pela incerteza e temporalidade, o espírito crítico é fundamental para que uma organização consiga perceber todos os detalhes da mudança, antecipando suas ações e se prevenindo de eventuais problemas ao longo do tempo”.

Equilíbrio nos negócios

A habilidade do pensamento crítico é, acima de tudo, uma virtude para os gestores no ambiente de negócios. Mas é preciso cuidado, como esclarece Luciano. “O questionamento crítico é salutar, pois busca enriquecer a linha de raciocínio utilizada mediante a busca de mais informações. Já o comentário negativo tem por objetivo diminuir a relevância do que está sendo analisado ou avaliado, sem considerar o mérito ou validade. Enquanto o questionamento critico buscar construção de algo melhor, o comentário negativo somente buscar como é feito a diminuição de valor ou até mesmo a destruição do que está sendo avaliado”.