Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prazo para adesão ao sinal de TV Digital encerra em 21 de janeiro

Por Comunicação. Publicado em 14/01/2022 às 16:11.

99% das cidades da Fase 2 já solicitaram adesão ao programa, segundo o MCom. Prefeituras que não se manifestarem deixarão de receber estruturas avaliadas em R$ 500 mil e população poderá ficar sem acesso ao sinal digital de televisão

Por Fernanda Nardo


O prazo para que municípios com até 100 mil habitantes manifestem interesse em migrar o sinal de TV analógico para o digital na fase 2 do programa Digitaliza Brasil termina dia 21 de janeiro de 2022. Esse é o prazo limite para que as prefeituras de cidades elegíveis do Paraná e dos municípios do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, solicitem a adesão ao programa. A adesão pode ser feita por meio da Seja Digital, entidade criada pela Anatel para operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital dos canais abertos de televisão no Brasil.

Para participar do processo os responsáveis pelas prefeituras devem fazer contato, preparar a documentação necessária e preencher o formulário de intenção de adesão ao projeto. A maioria dos municípios do Paraná já confirmaram o interesse em receber as estruturas com torre, antenas e transmissores de sinal digital de TV. Apenas dois municípios ainda não concluíram a manifestação de interesse, segundo informações da Seja Digital.

Além da manifestação de interesse por parte das prefeituras, é preciso que emissoras prestadoras do serviço de radiodifusão também solicitem adesão ao programa dentro do prazo previsto no edital. Dessa forma, será possível garantir que a população tenha acesso aos conteúdos por meio da tecnologia digital.

Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), 99% das 344 cidades elegíveis para receber o sinal digital de TV já solicitaram adesão ao programa, na Fase 2. O MCom disponibilizou 975 canais para os municípios nesta fase e, até o momento, entidades manifestaram interesse em 898 – o que corresponde a 92% do total de canais.  

Digitaliza Brasil

Criado pelo Ministério das Comunicações para digitalizar o sinal da televisão em 1.638 municípios brasileiros que ainda contam apenas com o analógico, o Digitaliza Brasil é conduzido pela entidade Seja Digital, que vem fazendo contato com representantes das prefeituras para orientar e apoiar no processo de adesão e implementação do programa.

O programa vai beneficiar mais de 23 milhões de pessoas por todo o Brasil com a chegada da TV digital, um serviço aberto e gratuito que proporciona mais qualidade de som e imagem, além de diversidade na programação de TV. Outro benefício é a recepção do sinal em aparelhos móveis e portáteis, como celulares e tablets.

 CIDADES CONTEMPLADAS – Terão a oportunidade de realizar a migração do padrão de TV, na Fase 2 do programa, dez cidades do Rio de Janeiro; 26 do Espírito Santo; 93 do Rio Grande do Sul; 97 do Paraná; e 118 de Santa Catarina. Serão 3,9 milhões de brasileiros beneficiados. A lista completa das cidades pode ser consultada na página do programa Digitaliza Brasil, AQUI.

Informações diretas com a Seja Digital com Sandra Frasson, [email protected], (41) 9 8454-8296.