Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

A importância da imagem do rádio

Por Comunicação. Publicado em 17/04/2019 às 11:59.

Ao longo de praticamente toda a sua história, o rádio foi definido como um meio exclusivamente sonoro. Isso mudou com a chegada da internet, formadora e a universalização dos devices móveis, que renovaram a relevância e a popularidade do rádio.

Atributos que ele já possuía foram reforçados, como a interatividade, a agilidade, a mobilidade e o alcance internacional, antes conseguido através das ondas curtas. Somaram-se ainda outros recursos, como a multiprogramação, textos, fotos, vídeos e imagens de todo tipo.

Definitivamente, rádio não é mais só áudio. Trata-se de uma mudança radical na forma em que esse meio se posiciona num mundo em que novas opções de informação e entretenimento surgem a cada minuto.

Por tudo isso, se antes a identidade visual tinha uma presença mais restrita no dia a dia de uma rádio, agora ela se destaca na linha de frente da relação com a audiência.

A marca, como definição do que é – ou deseja ser – uma instituição, produto ou serviço, e o design, como disciplina diretamente relacionada com a construção de marcas, despontam como elementos cruciais nesse momento revolucionário.

Exemplos

Quem acessou os canais digitais da Alpha FM 101.7 de São Paulo notou uma mudança importante: a emissora de formato adulto-contemporâneo reformulou toda a sua identidade visual. Um novo logotipo guia o conceito na apresentação da marca, mudança que também é implantada nas FMs de Brasília (DF) e Goiânia (GO). Todas as plataformas digitais da Alpha FM já foram atualizadas no começo deste sábado.

Outro exemplo é a NovaBrasil FM 89.7, também de São Paulo. Assim como as demais FMs que compõem a sua rede nacional, lançou uma modernização de sua marca. O logotipo foi redesenhado e já está presente em todos os canais visuais da emissora de formato adulto-contemporâneo. No portal da NovaBrasil há um manifesto que explica o conceito da mudança, esta que também já foi adotada pelas demais FMs da rede.

Fontes: Caros Ouvintes e tudoradio.com