Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Caju se despede da Rádio Castro – RC FM

Por Comunicação. Publicado em 15/02/2019 às 17:48.

O locutor Caju que os castrenses conhecem bem e que estão acostumados a escutar na rádio há 67 anos faz hoje sua última locução.

A despedida de Caju dos programas de rádio foi no ‘Programa do Caju’. Com programação aberta, o programa abriu espaços para que todos pudessem homenagear o radialista ou pedir músicas. A despedida foi acompanhada pelas pessoas que habitualmente participavam de seus programas, como amigos, patrocinadores e músicos. Representando o Sert-PR e a Aerp,  o presidente do Sert-PR, Cezar Telles, também esteve presente no último programa do Caju.

Compadre Caju, como ficou conhecido, é na verdade Alfredo de Jesus Pinheiro, hoje com 82 anos de idade.

Depois das mais de seis décadas dedicadas a rádio, Caju decidiu se aposentar do ofício. Mas, ao longo do tempo em que se dedicou às locuções, apresentou diversos programas, como Mensagem ao Fazendeiro, Ranchinho do Caju e O Rancho do Caju, entre muitos outros. Todos com foco em músicas caipiras e sertanejas e tradições da roça e dos sertões. Sua trajetória na rádio foi inteira na emissora Rádio Castro, hoje RC FM. Caju inclusive acompanhou a transição do AM (Amplitude Modulada) para o FM (Frequência Modulada), e toda a modernização pelo qual o sistema passou, desde 1952, quando começou a trabalhar na emissora.

Caju é, sem dúvida, um capítulo vivo da história do rádio no Brasil.

Caju com a diretora da RC FM, Fabíola Bueno Guimarães

Fonte: Jornal Página Um