Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Juiz do Trabalho esclarece dúvidas de emissoras sobre legislação trabalhista

Por Comunicação. Publicado em 14/12/2018 às 17:16.

A Aerp e o Sert/PR promoveram nesta sexta-feira (14/12) uma nova rodada de conversa envolvendo os profissionais de recursos humanos e da área jurídica de emissoras de rádio e TV para compartilhem as boas práticas e possíveis dificuldades enfrentadas na área de RH.

O encontro contou com a presença do professor e juiz federal Marlos Augusto Melek, que esclareceu diversas dúvidas sobre o entendimento da nova legislação trabalhista. “Todos os dias aparecem novidades em relação à lei trabalhista. Por isso, as dúvidas estão muito presentes”, disse.
Um dos autores da nova lei, Melek apontou os avanços que já são sentidos, principalmente pelo judiciário, com a redução significativa de processos nas varas do trabalho. “Com a jurisdição voluntária, o número de ações caiu em 50%”, afirmou.

A chamada jurisdição voluntária é a possibilidade de a Justiça do Trabalho homologar acordos extrajudiciais entre empregadores e empregados. Para Melek, esta possibilidade é um dos principais pontos trazidos pela reforma que procurou diminuir a intervenção do estado nas relações trabalhistas.

Para o diretor da Rede Bom Jesus de Comunicação de Francisco Beltrão, Valdecir Bressani, a oportunidade foi importante para ajudar as emissoras a esclarecer dúvidas enfrentadas no dia a dia.

“A nossa área de atuação tem algumas particularidades em relação a outros setores que têm empregados. Com a reforma, muitas questões não estão claras e as informações chegam através de vários intermediários. Podermos ouvir diretamente do juiz que participou da redação da lei é como beber na fonte”, ressaltou.

Conteúdo exclusivo

Na ocasião, o juiz Melek participou de entrevista na Rede Aerp de Notícias e iniciou a gravação de um novo conteúdo exclusivo para os associados, o “Minuto Trabalhista”. Em breve, as emissoras poderão contar com os boletins informativos para esclarecer dúvidas dos ouvintes sobre questões trabalhistas.