Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Encontros Regionais abrem espaço para discussão de pauta local

Por Comunicação. Publicado em 21/06/2018 às 00:00.

Os temas regionais também foram abordados no Encontro Regional Sudoeste, em Francisco Beltrão, nesta quinta-feira (21/06). Uma pauta que envolveu assuntos relacionados à região de fronteira foi discutida com a participação do Diretor Técnico da Aerp, Roberto Lang, os presidentes Alexandre Barros e Caique Agustini, e o diretor da regional Sudoeste, Adir Seleski.

Entre os assuntos em debate, destaca-se a situação das rádios que operam irregularmente em região de fronteira.

Barros lembrou dos esforços empreendidos pela Aerp, Sert-PR e Arpa (Associação de Radiodifusoras Privadas Argentinas) para sensibilizar o governo argentino sobre a necessidade de uma fiscalização efetiva junto às emissoras que operam de forma irregular.

“O trabalho que fizemos na Argentina despertou o interesse do Enacom (Ministério das Comunicações da Argentina) que já notificou emissoras que estão em funcionamento irregular naquele país”, explicou Barros.

Além do perigo de interferências para o sistema de comunicação das aeronaves que operam nos aeroportos da Tríplice Fronteira, o uso irregular dos canais impede a liberação dessas frequências para os processos de migração do AM para o FM na região.

O tema da migração também foi debatido. Segundo Roberto Lang, os estudos de viabilidade que estão sendo feitos pela Anatel e MCTIC buscam a liberação de novos canais para migração. Lang lembrou das consultas que foram feitas às emissoras paranaenses interessadas na migração, indicando a possibilidade de redução de potência.

A contribuição da região sudoeste nos debates estaduais e nacionais foi destacada pelo presidente do Sert-PR, Caique Agustini: “A força das nossas entidades, que hoje são referência no cenário nacional, só é possível graças ao envolvimento dos associados e essa região está sempre presente em nossos debates”, destacou.