Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Reunião sobre migração para faixa estendida de FM

Por Comunicação. Publicado em 13/07/2019 às 16:31.

No início deste mês (05), aconteceu em Francisco Beltrão (PR), uma reunião entre os radiodifusores da região sudoeste do Estado que estão destinados na migração para a faixa estendida de FM. Diretores de emissoras das cidades de Ampére, Realeza, Santa Izabel D’Oeste, Pérola D’Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, Barracão, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos estiveram, discutindo a redução de potência e classe, já aceita por todos, para buscar no Plano Básico de Distribuição de Canais em Frequência Modulada, frequências na faixa convencional de FM.

Com exceção de Francisco Beltrão (que não tem canais disponíveis), Realeza e Dois Vizinhos (onde há possibilidade, mas os canais ainda não foram determinados), todos os demais municípios já tem proposta de canais para migrar na faixa convencional de FM. Porém, como estes municípios do Sudoeste fazem parte da Faixa de Fronteira, pois estão a menos de 150 KM da divisa, os estudos dependem de aprovação da Argentina e Paraguai, além do trâmite burocrático no Ministério das Comunicações e Anatel.

A reunião foi coordenada pelo diretor técnico da Aerp, o engenheiro de radiodifusão, Dr. Roberto Lang e pelo diretor da Regional Sudoeste da Aerp, Adir Joel Seleski. Estiveram presentes no espaço de reuniões da Pioneira Imóveis, cedido por Adir Joel Seleski, mais de 30 radiodifusores, além do Deputado Federal Vermelho que se prontificou em auxiliar no trâmite junto ao MCTIC e Anatel.