Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

01.02 – GIRO DE NOTÍCIAS

Por Toni Casagrande. Publicado em 01/02/2018 às 12:05. Atualizado em 18/07/2018 às 17:24.

Previsão de uma quinta-feira sem chuva na maioria das regiões. Uma massa de ar seco cobre todo o sul do Brasil. Isso diminui bastante a formação de nuvens e a chance de chuva.  Na grande Curitiba e nas praias, o céu ainda tem muitas nuvens por causa da umidade que vem do mar.  No noroeste e em parte do oeste, também deve haver muitas nuvens, hoje, por causa da umidade que vem do Paraguai e do Mato Grosso do Sul. Mas a possibilidade de chuva também é pequena nesta regiões. Máximas previstas para hoje: 25ºC em União da vitória e Rio Negro: 26ºC em ponta Grossa e Curitiba; 29ºC em Guarapuava e Paranaguá; 30ºC em Francisco Beltrão, Apucarana e Londrina; 31ºC em Cascavel e Maringá e 34ºC em Foz do Iguaçu.

Um novo tremor de terra foi registrado em Londrina, no norte do Paraná, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).  O abalo alcançou 0,6 na escala Richter. A intensidade é considerada baixa. Outros tremores com intensidade semelhante foram registrados na cidade, entre os dias 21 e 23 de janeiro. De acordo os técnicos da USP, os tremores em Londrina podem ter origem natural. Vários moradores registraram a experiência na internet, afirmando ter ouvido uma explosão seguida pelo tremor.

O secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, afirmou que os salários dos servidores estaduais não serão reajustados neste ano. Ontem, o secretário apresentou os resultados financeiros do governo em 2017. O estado fechou o ano com dinheiro em caixa. O superávit foi de 1 bilhão, 970 milhões de reais.  O secretário argumentou que os servidores receberam reajustes nos últimos anos e que chegou a hora de terem um pouco de tranquilidade e paciência. Outro ponto positivo do balanço é a ampliação dos investimentos que somaram cerca de 7 bilhões e devem crescer mais um bilhão em 2018.

O Ministério da Saúde confirmou que o Paraná tem três casos de febre amarela ainda em investigação, além do caso já confirmado. Uma curitibana de 36 anos contraiu o vírus em uma viagem a Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, em dezembro de 2017. A paciente está bem e segue sendo  acompanhada pela secretaria de saúde de Curitiba.  Apesar do cenário positivo, a Prefeitura da capital anunciou que pretende ampliar as orientações aos profissionais das redes pública e privada de saúde e à população.