Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

02.07 – GIRO DE NOTÍCIAS – MANHÃ

Por Toni Casagrande. Publicado em 02/07/2018 às 12:57. Atualizado em 18/07/2018 às 17:01.

A semana começa sem a previsão de chuva para o Paraná. Agora de manhã, os nevoeiros foram intensos no litoral, mas eles já começam a se dissipar e o sol brilha forte no resto do dia. A segunda feira deve ser ensolarada na maioria das cidades. E, à tarde, deve fazer muito calor no noroeste e no norte pioneiro. Máximas previstas para hoje: 24ºC em Francisco Beltrão, Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba; 27 ºC em Campo Mourão e Paranaguá; 28 ºC em Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá; e 30 ºC em Jacarezinho.

Quatro agentes penitenciários foram feitos reféns, neste domingo, na Casa de Custódia de Curitiba. Cento e setenta e dois presos estão rebelados desde ontem à noite. Mesmo com a manutenção dos reféns, não há feridos e a Polícia Militar considera que a situação está sobcontrole. Um advogado que representa os detentos acompanha as negociações entre PM e os presos. A região da Casa de Custódia, que fica na cidade Industrial de Curitiba, foi isolada pela PM. A polícia afirma que não há risco de fuga.

Desde ontem, estão em vigor as novas regras para o uso cheque especial. As medidas determinam a oferta de alternativas para o pagamento do saldo devedor com juros menores e condições mais vantajosas.  Os juros cobrados no cheque especial são, de longe, os mais altos da economia brasileira. Em maio, segundo o Banco Central, a taxa média de juros chegou a quase  312% ao ano. Uma das principais medidas é a oferta automática de parcelamento para quem usar mais de 15% do limite disponível por 30 dias consecutivos.

O Paraná deve colher 13% menos nesta safra que em comparação com a concluída no ano passado. A previsão está no último levantamento do Deral – Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura. A produção deve atingir 36 milhões e 200 mil toneladas de grãos em 2018. A falta de chuva entre os meses de abril e maio prejudicou o desenvolvimento dos grãos. As reduções mais significativas foram registradas na produção de milho e feijão.