Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

02.10 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 02/10/2017 às 12:54. Atualizado em 18/07/2018 às 17:37.

A parte mais forte da frente fria, que provocou temporais em todo o Estado, já está sobre o Sudeste. Apesar disso, o tempo segue instável no Paraná, mas as chuvas ficam mais fracas a partir de hoje. Entre o oeste e o sudoeste o tempo melhora gradualmente durante o dia. Na maior parte do Estado, as temperaturas variam pouco nesta segunda. Máximas de 19ºC em Curitiba e Ponta Grossa; 20ºC em Francisco Beltrão, União da Vitória e Jaguariaíva; 21ºC em Arapongas, Apucarana e Londrina; 22ºC em Cascavel, Maringá e Jacarezinho;  23ºC em Foz do Iguaçu e Guaíra; e 26ºC em Paranaguá.

A frente fria causou estragos em vários municípios do Paraná. Os ventos atingiram mais de 70 km/h em algumas cidades no Sudoeste. O recorde foi registrado, ontem à noite, em Planalto. Os ventos chegaram a 108 km/h. Houve destelhamento de casas e queda de árvores. Em Dois Vizinhos, Pérola do Oeste e Verê, além do vento, também houve granizo.  Em Pato Branco, o temporal derrubou um circo montado à beira da BR-158. Cinco pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade. Na mesma rodovia, uma placa caiu e deixou a pista parcialmente interditada.

Em outras regiões do Estado também houve ventania e muita chuva. Em Cambará, no Norte, o Simepar registrou ventos acima dos 75 km/h. Na Lapa, região de Curitiba, a velocidade chegou 58 km/h. Em Cascavel, choveu mais neste final de semana que a média histórica para o mês de outubro: foram 144 milímetros entre sexta-feira e hoje de manhã. Em todas as outras regiões, a chuva também foi intensa. Os temporais ainda deixaram mais de 100 mil casas e pontos comerciais sem energia elétrica em todo o estado.

Moradores de Missal, no oeste do Paraná, viveram horas de horror nesta madrugada. Uma quadrilha arrombou os Caixas Eletrônicos do Banco Bradesco e disparou várias vezes durante a ação. Os ladrões usavam metralhadoras e fuzis. Segundo a polícia, pelo menos sete homens renderam os dois seguranças de plantão, explodiram a entrada da agência, conseguiram acessar o cofre e levaram o dinheiro. Na fuga, eles ainda colocaram fogo em dois carros. A quantia roubada ainda não foi informada.