Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

03.04 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10 HORAS

Por Toni Casagrande. Publicado em 03/04/2017 às 13:01. Atualizado em 18/07/2018 às 18:03.

Segunda-feira de céu aberto e sem previsão de chuva na maior parte do Estado. Na região leste, o tempo fica encoberto por causa da umidade que vem do mar. No interior, faz calor e a umidade fica baixa durante a tarde. Máximas previstas para hoje de 24ºC em Curitiba e Ponta Grossa, 27ºC em Francisco Beltrão, Cascavel e Londrina; 28 ºC em Paranaguá,  Campo Mourão e Jacarezinho; e 29ºC em Maringá, Umuarama e Foz do Iguaçu.

A partir deste mês, os consumidores que não conseguirem pagar integralmente a tarifa do cartão de crédito só podem usar o crédito rotativo por 30 dias. A nova regra entra hoje em vigor. A medida obrigou as instituições financeiras a transferirem para o crédito parcelado os clientes que não conseguirem quitar o rotativo do cartão de crédito nos primeiros 30 dias. A vantagem para quem usa o cartão é que o crédito parcelado cobra juros bem menores. A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) acredita que, em 12 meses, a medida pode reduzir o gasto com juros pela metade.

Terminou a eleição nos quatro municípios do Paraná que ainda estavam com a situação política indefinida. Em Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, do PSD, venceu com 69.469 votos. Ele recebeu 56,35% dos votos válidos, deixando os outros cinco concorrentes para trás. O segundo colocado, Phelipe Mansur (Rede), obteve 38.039 votos. O prefeito eleito pregou união após a divulgação do resultado.  Ele disse que, na posse, marcada para o próximo dia 24,  ele vai anunciar  medidas para equilibrar as contas da prefeitura.

Em Nova Laranjeiras, o eleito foi Lineu (PPS), que recebeu 3.283 votos o equivalente a 52,74% do total. A diferença para o segundo colocado Altamiro Braga (PMDB) foi de apenas 341 votos. Em Piraí do Sul, a eleição também foi disputada. O vencedor foi Zé Sandrini (PHS) que recebeu 40,86% dos votos válidos. Em Quatiguá, a vencedora foi Adelita Parmezan (PTB). Ela também é conhecida como Adelita do Efraim, por que é filha do ex-prefeito Efraim Bueno de Moraes (PMDB), que foi reeleito, mas que foi condenado por dois casos de improbidade administrativa. Adelita é agora a prefeita mais jovem do Paraná.