Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

05.09 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Comunicação. Publicado em 05/09/2017 às 16:37. Atualizado em 18/07/2018 às 17:41.

A quarta-feira deve ter um pouco mais de nebulosidade no Paraná. Algumas áreas de instabilidade se aproximam do estado, mas apenas aumentam o volume de nuvens, sem provocar chuva em nenhuma região. As temperaturas caem um pouquinho, principalmente no sul e na grande Curitiba, mas as máximas seguem acima dos 30ºC no Oeste e em todo o Norte do Estado. Mínima de 12ºC em Guarapuava, Ponta Grossa e Rio Negro; e de 13ºC em Curitiba. Máximas de 26ºC no Litoral; 31ºC em Foz do Iguaçu, Arapongas e Londrina; e 32ºC em Guaíra, Maringá e Jacarezinho.

Um lobo-marinho na Praia Central de Guaratuba tem mobilizado equipes de várias instituições para garantir a segurança do animal. A Polícia Ambiental, o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, a Prefeitura de Guaratuba e até os próprios moradores estão atentos ao bicho. O lobo-marinho, vindo da Antártida, já recebeu atendimento veterinário. A orientação para a população é de que mantenha a distância. Caso alguém seja flagrado pondo o animal em risco, pode ser autuado por maus-tratos.

O incêndio no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, atingiu 132 hectares, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A área equivale a 132 campos de futebol. A Polícia Ambiental contabilizou 145 hectares. O fogo começou durante uma atividade de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Corpo de Bombeiros trabalhou mais de 12h no combate às chamas. A UFPR informou que o grupo fazia uma queima controlada no local e que as chamas se espalharam por causa de uma rajada de vento. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso.

A Promotoria de Justiça de Ponta Grossa ajuizou uma ação de execução para que o Facebook pague multa no valor de R$ 2 milhões e 780 mil reais. O motivo é o descumprimento de uma decisão judicial que obriga a rede social a fornecer informações sobre duas pessoas investigadas criminalmente pelo Ministério Público do Paraná. O caso envolve suspeita de corrupção ativa e passiva. Os representantes do Facebook alegaram que poderiam fornecer apenas informações básicas dos usuários.