Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

08.02 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 08/02/2018 às 15:35. Atualizado em 18/07/2018 às 17:23.

O tempo muda pouco nesta sexta-feira. Mais uma vez as temperaturas sobem depressa, com o sol brilhando desde cedo na maioria das regiões do Estado. Mas o calor ajuda na formação de nuvens carregadas entre o fim da tarde e a noite. Há o risco de temporais rápidos e isolados. Pode chover muito em um bairro, mas não cair nenhuma gota em outro. Mínimas nesta sexta:16 em Curitiba e Ponta Grossa; máximas de 29 em Cascavel, Francisco Beltrão e Paranaguá; 30 em Campo Mourão, Londrina e Jacarezinho; 31 em Maringá e Umuarama e 32 em Foz do Iguaçu.

A inflação de janeiro foi a menor para o mês desde a criação do Plano Real, em 1994. O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo registrou 0,29% de aumento. Em 12 meses, o índice acumula uma alta de 2,86%, o menor desde 2007. Os dados foram divulgados hoje de manhã pelo IBGE. A inflação só não caiu mais neste mês por que houve aumento nos preços dos combustíveis e de alguns alimentos, que subiram por causa da entressafra e do excesso de chuva neste começo de ano.

O Paraná é o quinto estado a ter um hospital credenciado para realizar transplantes de pulmão pelo Sistema Único de Saúde. O Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul, espera fazer a primeira cirurgia do tipo a partir de abril. Um grupo de 11 pacientes é avaliado desde novembro do ano passado por uma equipe pré-transplante. Oito deles já estão sendo preparados para a cirurgia. No ano passado, foram realizados 112 transplantes de pulmão em todo o Brasil.

A justiça aceitou a denúncia contra o delegado Max Dias Lemos, que trabalhava em Matinhos, no Litoral do Estado. Ele foi preso no dia 29 de janeiro, acusado de corrupção passiva e falsificação de documento público.

Segundo as investigações, um policial militar e um sogro do prefeito de Ibaiti, no norte pioneiro, foram presos por tráficos de drogas e levados até a delegacia de Matinhos, mas ficaram apenas uma noite na cadeia. O delegado teria liberado os dois ilegalmente. Para a justiça, há indícios suficientes de que o delegado cometeu os crimes.