Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

08.08 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 08/08/2017 às 16:25. Atualizado em 18/07/2018 às 17:45.

A frente fria avança em direção ao oceano e o tempo volta a ficar mais estável amanhã. No Paraná fica mais ensolarado no interior, enquanto que entre a capital e as praias o tempo fica mais encoberto. As condições não mudam muito nos próximos dias. Não há previsão de chuva até o início do fim de semana. Mínimas, amanhã, de 8ºC em Guarapuava e Telêmaco Borba; 11ºC em Curitiba e 13ºC em Francisco Beltrão. Máximas de 27 ºC em Paranaguá, 28ºC em Cascavel, Londrina e Jacarezinho; e 30ºC em Foz do Iguaçu e Maringá.

O Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná vai produzir o medicamento trastu-zumabe – usado no tratamento contra o câncer. A produção vai ser abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). O laboratório suíço Roche é detentor da patente do medicamento e, atualmente, o remédio é importado. O acordo para a transferência de tecnologia foi assinado na segunda-feira (7). O  laboratório Roche e a empresa brasileira Axis Biotec também assinaram o acordo.  Segundo o Governo do Paraná, o Tecpar vai ser o único fornecedor nacional da medicação até 2019.

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu arquivou a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra os vereadores Beni Rodrigues e Protetor Jorge. Os dois parlamentares já foram condenados pela justiça. Beni Rodrigues, foi condenado em 2012, por usar um assessor parlamentar durante campanha eleitoral e Protetor Jorge, em 2009 quando era Diretor de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu.  Na sessão de hoje de manhã, foram oito votos contrários à denúncia. Com isso, o processo vai ser arquivado.

Maior produtor e exportador de frango do País, o Paraná bateu novo recorde de exportações. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 8,8% de janeiro a julho deste ano. A receita saltou de US$ 1 bilhão 280 milhões para US$ 1 bilhão 390 milhões no período. O Paraná respondeu, sozinho, por 35,2% dos embarques de frango do País. O estado exporta para 160 países e os cortes de frango in natura respondem por 96% do total. Um dos destaques foram as exportações para África do Sul, que aumentaram 267%.