Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Com apoio de Itaipu, Santa Terezinha de Itaipu inaugura centro de capacitação técnica para catadores

Por Toni Casagrande. Publicado em 10/04/2018 às 14:31. Atualizado em 18/07/2018 às 17:13.

Já está em funcionamento em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná, o Centro de Capacitação Técnica em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a prefeitura local, a Itaipu Binacional e a Acaresti (Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu), que já é conhecida nacionalmente pelo trabalho que desenvolve.

O espaço foi inaugurado oficialmente com uma capacitação oferecida a agentes ambientais do município de Santa Helena. Eles receberam um kit uniforme, que será entregue a todas as associações da região que realizarem a atividade no local.

Com o Centro, que teve investimentos que ultrapassam os R$ 640 mil reais, a Acaresti assume a missão de replicar as boas práticas desenvolvidas pela associação de catadores, em parceria com o programa Coleta Solidária da Itaipu Binacional, que tem como objetivo sensibilizar os visitantes e capacitar os envolvidos na gestão de resíduos sólidos de toda a região Oeste do Paraná.

De acordo o prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Cláudio Eberhard, o espaço deve se tornar uma importante vitrine para a divulgação de experiências positivas.

“Ficamos muito felizes porque aqui será o centro de divulgação de todas as práticas que desenvolvemos. Essas experiências positivas serão compartilhadas com a associações de catadores da região e de todo o País. Inclusive estaremos aptos agora para visitas de estrangeiros nesse trabalho que estamos realizando com a Itaipu”.

A partir de agora, o Centro de Capacitação Técnica em Gerenciamento de Resíduos Sólidos receberá visitas técnicas com catadores dos 54 municípios do oeste do Paraná, equipes gestoras municipais de diversas regiões do Brasil e de outros países, além de interessados na temática gestão de resíduos sólidos com inclusão de catadores.