Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

11.08 – CONTAS PÚBLICAS – De forma lúdica, jogo orienta a forma correta de conduzir licitações públicas

Por Toni Casagrande. Publicado em 11/08/2017 às 15:10. Atualizado em 18/07/2018 às 17:44.

O aprendizado pode ser mais efetivo quando repassado de maneira lúdica. Essa é a lógica do Jogo de Licitações, que integra manual sobre o tema desenvolvido por profissionais do Tribunal de Contas e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná. O Manual de Licitações, disponível no portal do TCE-PR na internet, foi lançado em 2 de agosto.

“Desenvolvemos um método inédito para passar conhecimentos complexos de forma simples”, afirma Luís Maurício Zanin, consultor do Sebrae-PR, autor da metodologia do jogo e responsável pela organização do conteúdo do manual, desenvolvido por analistas de controle do TCE-PR. Zanin ministra oficinas sobre o jogo nos Fóruns de Licitações que vem sendo realizados, desde 2015, por meio de uma parceria entre o TCE-PR, o Sebrae-PR e o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas e Pequeno Porte do Paraná (Fopeme).

O jogo é composto por 80 questões, com perguntas e respostas sobre os principais temas da área, organizadas em um fichário. Ele reúne conhecimentos para a solução de problemas práticos do cotidiano das licitações, permite o compartilhamento das informações e o nivelamento entre os membros das equipes que trabalham nas compras e contrações de serviços pelos órgãos públicos.

“O jogo é eficaz e tem efeito transformador porque estabelece que só pontua quem aplica o conhecimento na prática das licitações”, explica Zanin. “Se o jogador aplica a lei, ele avança um passo no jogo.” Apesar de ter foco no comprador público, o jogo também é útil para o fornecedor privado de bens e serviços, na medida em que oferece o padrão da forma correta de condução dos certames.