Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

12.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 12/01/2018 às 11:47. Atualizado em 18/07/2018 às 17:25.

A sexta-feira deve ser mais quente que os últimos dias no Paraná. A previsão é de que a instabilidade diminua, e o sol volte a predominar na maioria das regiões, até mesmo na grande Curitiba e o Litoral. Mas ainda há a possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.  De acordo com o sistema Meteorológico do Paraná, o tempo não muda muito no fim de semana. De continuar quente e abafado com chuvas típicas de verão. Máximas de 27ºC em Curitiba e Cascavel; 29ºC Arapongas, Apucarana e Londrina; 30ºC  em Pato Branco e Maringá; 32ºC  em Foz do Iguaçu e Paranaguá;  e 33 ºC  em Guairá.

A próxima safra de grãos deve ser 4% menor que a colhida no ano passado. Ainda assim a produção deve chegar a quase 228 milhões de toneladas. O levantamento é da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento. Segundo o estudo, o clima é muito favorável e as expectativas melhoraram em comparação com o levantamento anterior.  Soja e milho respondem por quase 90% dos grãos produzidos no País. Para o IBGE, a safra deste ano deve ser a segunda maior da história, ficando abaixo apenas da produção registrada no ano passado.

A Universidade Federal do Paraná divulga, hoje à tarde, o resultado do Vestibular anual. Após a divulgação começa o tradicional banho de lama, organizado pelo Diretório Central de Estudantes e centros acadêmicos. Entre os dias 17 e 25 de janeiro, os aprovados terão que fazer o registro acadêmico na universidade. A confirmação da matrícula será feita diretamente nas coordenações dos cursos, entre 19 e 21 de fevereiro para os aprovados no primeiro semestre e de 30 de julho a 3 de agosto, para quem começará o curso no segundo semestre.

67 presos não voltaram das festas de final de ano. O balanço foi divulgado pelo Depen, o Departamento Penitenciário do Paraná. Eles foram liberados antes do Natal para passar as festas de fim de ano com a família. Aqueles que não se apresentaram no prazo estabelecido são considerados foragidos. O número representa 4,35% dos 1.540 detentos beneficiados. O percentual está dentro da média. Em 2016, 4,99% dos presos não retornaram às unidades prisionais.