Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

12.10 GIRO DE NOTÍCIAS

Por Toni Casagrande. Publicado em 12/10/2017 às 13:02. Atualizado em 18/07/2018 às 17:35.

Chove no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas no Paraná, o tempo segue abafado e quente. A instabilidade fica concentrada nas cidades mais próximas à divisa com Santa Catarina. Há previsão de pancadas de chuva isoladas com trovoadas, nestas regiões e nos municípios da grande Curitiba. Nos setores mais ao norte do Estado, o sol predomina e faz bastante calor. Máximas previstas para hoje: 19 em União da Vitória e 23 em Francisco Beltrão; 30 em Curitiba e Ponta Grossa; 33 em Foz do Iguaçu e Paranavaí; 34 em Apucarana, Londrina e Jacarezinho.

A reconstituição do acidente provocado pelo ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho foi marcada para hoje. O caso correu em maio de 2009 em Curitiba. Carli dirigia embriagado a mais de 160 km/h e atingiu o carro em que estavam Gimar Yared e Carlos Murilo. O ex-deputado responde a um processo por homicídio com dolo eventual. A marcação de surpresa da perícia, para o feriado, provocou a revolta da deputada Christiane Yared, mãe de uma das vítimas. Ela divulgou uma carta de protesto nas redes sociais. A nova perícia está marcada para as 3 horas da tarde.

O Paraná registrou 207 casos de atropelamentos de crianças apenas neste ano.  Os dados constam do Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado, o Bateu, entre janeiro e outubro. Em 98% das ocorrências, as crianças sofreram ferimentos. O Detran alerta para os cuidados que é preciso ter para evitar este tipo de acidente.  Menores de 12 anos devem sempre atravessar a rua acompanhados por um adulto, segurados pelo pulso. Mesmo na faixa de pedestres é preciso olhar várias vezes para todos os lados e só atravessar em segurança.

A defesa do ex-presidente Lula quer a presença de um perito para entregar os recibos originais do pagamento de alugueis de um apartamento vizinho ao do petista, em São Bernardo do Campo. Os advogados pediram ao juiz federal Sérgio Moro uma audiência formal para a entrega dos documentos. No começo da semana, Moro determinou que a defesa de Lula apresentasse os recibos originais. O Ministério Público sustenta que o aluguel nunca foi pago por que o apartamento pertence a Lula. O imóvel seria uma propina disfarçada paga pela Odebrecht.