Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

13.07 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 13/07/2017 às 12:57. Atualizado em 18/07/2018 às 17:49.

A massa de ar frio mantém o tempo aberto e sem chuva em todo o Paraná, hoje.  O ar seco deixa os níveis de umidade relativa do ar baixos, principalmente durante a tarde. Máximas previstas para esta quinta-feira: 22ºC em Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa; 23ºC em pato Branco e Telêmaco Borba; 25ºC em Campo Mourão e Londrina; 26ºC em Maringá; e 27ºC em Foz do Iguaçu e Paranavaí.

O Ministério Público Federal anunciou que vai recorrer da sentença do juiz Sérgio Moro sobre o ex-presidente Lula. Os procuradores elogiaram a sentença, mas discordam de alguns pontos dela.  A condenação de 9 anos e meio de prisão é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A decisão prevê que Lula poderá recorrer em liberdade. Em nota, os procuradores afirmaram que pretendem pedir o aumento da pena para o ex-presidente.

A defesa do ex-presidente afirmou que Lula é inocente e classificou a condenação como decisão política. Os advogados fizeram uma transmissão ao vivo pela internet para falar sobre a sentença de Moro. Segundo eles, nenhuma evidência de culpa foi produzida e provas da inocência do ex-presidente foram ignoradas. Para a defesa, a decisão de não decretar a prisão imediata de Lula, apesar da condenação, é o reconhecimento da fragilidade da sentença.

A baixa umidade relativa do ar dos últimos dias gerou um alerta para o risco de incêndios no Oeste do Paraná. De acordo com o Simepar, o Instituto Meteorológico do Estado, o risco de incêndios ambientais é extremo na região.  A palha seca nas lavouras é um potencial combustível para este tipo de ocorrência. A orientação é nao jogar pontas de cigarros perto de áreas com vegetação e manter máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras. As queimadas só devem ser realizadas com autorização.