Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

13.10 – GIRO DE NOTÍCIAS

Por Toni Casagrande. Publicado em 13/10/2017 às 13:01. Atualizado em 18/07/2018 às 17:35.

O calor e umidade do ar presente e boa parte das regiões podem provocar pancadas de chuva no oeste, noroeste, sudoeste, sul, grande Curitiba e litoral. Há o risco de tempestades como as registradas ontem no oeste e sudoeste. Uma frente fria está se formando no extremo Sul do país e deve avançar nos próximos dias trazendo mais chuva para o Paraná. Máximas previstas para hoje 19ºC em União da Vitória e Rio negro; 27ºC em Foz do Iguaçu e Guaíra; 28 ºC em Cascavel, Guarapuava e Paranaguá; e 34 ºC em Arapongas, Londrina e Jacarezinho.

Um temporal atingiu o sudoeste e oeste do Estado no fim da tarde de ontem. Várias cidades tiveram prejuízos com o granizo e o vento forte que atingiu a região. O boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, agora de manhã, ainda não traz todas as ocorrências de ontem. O levantamento lista quatro cidades: Pato Branco, Capitão Leônidas Marques, Santa Helena e Toledo. Mas a tempestade também provocou estragos em outras localidades.

A situação mais grave é a de Mariópolis. Mais de cem casas ficaram destelhadas. Prédios públicos e empresas também foram danificados. A Defesa Civil do município trabalhou até a madrugada para auxiliar as famílias afetadas. Apesar dos danos, não há registro de pessoas feridas. O vendaval ainda derrubou uma grande placa de publicidade em um posto de combustíveis e arrancou a cobertura de uma agência bancária no centro da cidade. A prefeitura está distribuindo lonas para os moradores afetados. Em Pato Branco, houve granizo e o vento forte destelhou um prédio. Em Santa helena, seis casas foram destelhadas.

Uma reconstituição do acidente em que o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho provocou a morte de duas pessoas em 2009 foi realizada durante a tarde e a noite, em Curitiba. A reconstituição foi solicitada pela defesa do ex-deputado. O advogado Elias Mattar Assad, que representa a família Gilmar Rafael Yared, uma das vítimas do caso, afirmou que a reconstituição, confirmou as perícias anteriores. Neste processo, as famílias das vítimas pedem indenizações ao ex-parlamentar. A defesa de Carli não se manifestou sobre o assunto.