Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

14.12 – CONTAS PÚBLICAS – Em 2017, TCE-PR capacita 800 pessoas para o controle social do gasto público

Por Toni Casagrande. Publicado em 14/12/2017 às 11:17. Atualizado em 18/07/2018 às 17:27.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou neste ano o Fórum de Controle Social em cinco cidades paranaenses: Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Curitiba. Ao todo, os encontros reuniram cerca de 800 pessoas que, de alguma forma, estão envolvidas em atividades e fiscalização da administração pública, como membros de observatórios sociais, conselheiros municipais, estudantes universitários, integrantes de entidades de classe e cidadãos interessados no tema.

O fórum foi organizado pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR. Entre os temas abordados pelos professores estiveram a atuação do Tribunal de Contas e a fiscalização do orçamento, de contratos, de convênios e de gestão de pessoal em órgãos públicos.

“É fundamental o envolvimento dos cidadãos no controle social. Com esses eventos, demos mais um passo importante para nos aproximarmos da sociedade e seguirmos nesse processo de construir parcerias de qualidade”, afirma o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral. “Possuímos um quadro de especialistas de alto nível técnico, que certamente contribuíram para o aprendizado de conhecimentos necessários para a fiscalização das atividades do poder público”.

O objetivo das edições do Fórum de Controle Social em 2017 foi iniciar a formação de uma rede de controle da administração pública nos municípios. No próximo ano, o TCE-PR deve prosseguir desenvolvendo atividades de estímulo ao controle social, buscando novos formatos para capacitações e compartilhamento de experiências, a fim de promover o fortalecimento dessa rede em formação.