Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

15.03 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 15/03/2017 às 12:13. Atualizado em 18/07/2018 às 18:05.

Quarta-feira com tempo estável nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná. Na faixa leste e no norte, a chance de chuva é um pouco maior hoje. Agora de manhã e à noite faz um pouquinho de frio no Sul, Centro, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Máximas de 26ºC em Curitiba e Ponta Grossa; 28ºC em Paranaguá e Guarapuava; 29ºC em Pato Branco em Londrina; e 32ºC em Maringá e Foz do Iguaçu.

Trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa decidiram parar hoje. Entre as maiores cidades do Estado, apenas os ônibus de Cascavel estão circulando normalmente. Além dos motoristas e cobradores, várias outras categorias aderiram à paralisação do Dia Nacional de Mobilização. Protestos e passeatas devem acontecer em várias cidades ao longo do dia. A paralisação tenta mostrar o descontentamento com as propostas de reforma da Previdência e das leis trabalhistas. Os professores estaduais também param a partir de hoje em todo o Estado.

Em Curitiba, o Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp) divulgou agora à pouco que conseguiu uma liminar da Justiça do Trabalho. A decisão determina a circulação de frota mínima durante a greve de motoristas e cobradores. A categoria participa hoje da paralisação geral contra a Reforma da Previdência, mas deve seguir em greve a partir de amanhã. A mobilização é o início da campanha pelo reajuste anual dos salários. De acordo com o Sindicato das empresas, a Justiça estabeleceu 50% de frota mínima nos horários de pico e de 40% nos demais horários.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquéritos. O objetivo é investigar parlamentares citados nas delações dos executivos da construtora Odebrecht. Como as delações estão sob sigilo, os nomes dos políticos e ministros não foram divulgados. Mas segundo fontes ligadas à Procuradoria, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef, o senador Áecio Neves e mais 5 ministros do atual governo estão na lista de investigados.