Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

15.12 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Comunicação. Publicado em 15/12/2017 às 18:09. Atualizado em 18/07/2018 às 17:27.

Amanhã, o Sol volta a brilhar em grande parte do Paraná, e as temperaturas devem ficar elevadas. O dia começa com muitas nuvens apenas na região leste. Entre a tarde e à noite, são esperadas pancadas de chuvas isoladas. Mínimas de 15ºC em União da Vitória e Rio Negro e de 16ºC em Curitiba e Ponta Grossa. Máximas de 36ºC em Foz do Iguaçu, de 35ºC em Paranavaí e Jacarezinho e de 34ºC em Maringá e Guaíra.

A partir do final da semana que vem, a Marinha começa a Operação Verão 2017/2018. O trabalho pretende conscientizar e fiscalizar o tráfego de embarcações, sobretudo nas áreas de esporte, recreio e turismo náutico, durante as férias e feriados prolongados. De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte é a falha humana.  A Campanha deste ano trata da valorização da vida e da responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação.

A cidade de Paranaguá, no litoral, está infestada pelo Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A constatação está em um estudo da Universidade Federal do Paraná e da Secretaria de Estado da Saúde. Entre o dia 7 de dezembro e segunda-feira passada, os pesquisadores encontraram o mosquito em 58% das armadilhas instaladas na cidade. Segundo o professor Mario Navarro, do Departamento de Zoologia da Universidade, é preciso remover com urgência os criadouros do mosquito para que a situação não se agrave durante o verão.

Um grupo de integrantes do MST invadiu, hoje, uma área de terras em Pinhão, na região central do Paraná. Trata-se da mesma propriedade rural que motivou os bloqueios na PR-170 e na PR-459 por uma semana e que só acabaram ante-ontem. MST, Movimento dos Posseiros e Quilombolas reivindicam essas terras, que a Justiça considera serem da Madeireira Zattar. Na propriedade conhecida como Alecrim, moravam 14 famílias posseiras. Elas foram retiradas do local no começo deste mês, depois de uma reintegração de posse. A Justiça afirma que já emitiu uma nova ordem em favor da Madeireira Zattar. A PM informou que ainda não sabe quando a decisão deve ser cumprida.