Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

16.03 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 16/03/2018 às 13:04. Atualizado em 18/07/2018 às 17:18.

A frente fria que passou pelo sul do país avança lentamente para o Oceano na altura do Sudeste. Aqui, no Paraná, a sexta-feira vai ser mais um dia típico de verão. O tempo fica abafado e com chuvas à tarde e à noite. O risco de temporais é maior no interior do Estado. As máximas chegam a 27ºC em Curitiba;  28 ºC em Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Paranaguá; 29ºC em Cascavel e Telêmaco Borba; 31 em Foz do Iguaçu e Jacarezinho; 32ºC em Arapongas Londrina e Maringá; e 33ºC em Guaíra e Paranavaí.

Os motoristas terão mais trabalho para renovar a Carteira de Habilitação. A partir do dia 5 de junho, vai ser necessário fazer exames e uma prova escrita para conseguir a renovação. Uma resolução do Contran determina que o motorista vai ter que passar por um exame de aptidão física e mental antes de conseguir o documento. A mudança vale para quem tem habilitação nas categorias A e B. Para os motoristas habilitados nas categorias C, D e E, vai será necessário fazer também um exame toxicológico.

Cerca de duas mil pessoas participaram, ontem à noite, em Curitiba, de uma vigília em homenagem à vereadora carioca, Marielle Franco (PSOL). Ela e o motorista Anderson Pedro Gomes foram mortos a tiros na noite de quarta-feira. Em várias capitais do país foram realizadas manifestações semelhantes.  O encontro, em Curitiba, aconteceu na escadaria do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, no centro da cidade.  Com muitas velas e cartazes, vários líderes de movimentos sociais e políticos lamentaram a morte da vereadora.

O juiz federal Sérgio Moro não é mais professor da Universidade Federal do Paraná. A exoneração dele já foi publicada no Diário Oficial da União. O pedido de desligamento foi feito pelo próprio juiz, que lecionava na universidade desde 2007. Moro estava afastado das funções desde o fim de 2016, por causa da rotina de trabalho  na Operação Lava Jato. Ele estava lotado no departamento de Direito Penal e Processual Penal no Setor de Ciências Jurídicas da instituição.