Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

18.04 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 18/04/2017 às 13:00. Atualizado em 18/07/2018 às 18:01.

O tempo amanheceu encoberto em praticamente todo o Estado. Mas o sol aparece e as temperaturas sobem bastante principalmente no norte e no oeste. Entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral ainda há o risco de chuviscos durante o restante do dia. Máximas previstas para esta terça-feira: 21 em Curitiba; 24 em Guarapuava e Ponta Grossa; 26 em Cascavel, Francisco Beltrão e Paranaguá; 28 em Foz do Iguaçu, Apucarana e Londrina e 29 em Maringá.

O juiz federal Sérgio Moro autorizou que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouça 87 testemunhas na ação penal sobre suposta propina de R$ 75 milhões paga pela Odebrecht.  Lula é acusado de praticar os crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Mas o juiz exigiu a presença do ex-presidente em todas as audiências com as testemunhas. Segundo o despacho do juiz, o objetivo é prevenir a insistência em depoimentos que poderiam ser substituídos por outras provas.

A venda de carros cresceu na primeira metade deste mês. A média diária de venda de veículos em abril está cerca de 15% acima da média registrada em março. A informação é da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. A diferença na comparação com o mês passado é que o aumento em abril mostra uma reação das vendas ao consumidor comum. Em março, o maior volume foi puxado pelas vendas para empresas que mantém frotas de veículos, como locadoras e transportadoras.

A safra de soja e milho já foi praticamente toda colhida no país. Os resultados confirmam a previsão de novo recorde da produção nacional. Segundo a Conab, apesar do aumento da área plantada em 3%, as condições climáticas foram decisivas para esta safra histórica. A chuva veio na quantidade e nos momentos certos. A soja é o carro chefe da produção, com uma safra  15,4% maior. A colheita de milho tem menor volume, mas teve o maior crescimento neste ano: mais de 37%. O feijão também deve apresentar um bom desempenho, acima de 33%.