Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

19.04 – GIRO DE NOTÍCIAS – TARDE

Por Toni Casagrande. Publicado em 19/04/2018 às 16:49. Atualizado em 18/07/2018 às 17:12.

Nesta sexta-feira, as temperaturas voltam a subir um pouco mais no período da tarde, enquanto uma frente fria avança pelo mar do sul do país. Este sistema  deve provocar mudanças no tempo na região leste, com a possibilidade de pancadas de chuva na Serra do Mar, praias e até na grande Curitiba. Também pode haver chuva rápida no oeste por causa de uma área de instabilidade que já cobre partes do Mato Grosso do Sul e do Paraguai. No restante das regiões, o tempo deve ficar ensolarado. Mínimas de 10 em Curitiba, Ponta Grossa e Telêmaco Borba; máximas de 26 em Cascavel e Pato Branco; 28 em Paranaguá e Campo Mourão; 29 em Londrina e Jacarezinho e 30 em Foz do Iguaçu e Guaíra.

O novo boletim da Secretaria Estadual da Saúde sobre a gripe aponta um aumento no número de casos neste ano. Já são 31 casos confirmados da doença e cinco mortes desde janeiro. No mesmo período do ano passado, foram 26 casos e uma morte.  Outro problema são as síndromes respiratórias agudas, quadros que podem ter início com a contaminação pelos vírus da gripe. Até ontem, o Estado registrava 74 mortes causadas pelas síndromes. No mesmo período do ano passado foram 50, um aumento de 48%.

A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, negou o pedido de visita do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, ao ex-presidente Lula. Esquivel pretendia fazer uma inspeção na sala onde Lula está preso, na sede da Polícia Federal, em Curitiba. A juíza considerou que não há indicativo de violação dos direitos de Lula na prisão. Hoje de manhã, o ex-presidente recebeu a visita dos filhos Sandro Luís e Luís Cláudio, das noras e de um neto.

Os professores das creches filantrópicas de Londrina fazem uma paralisação desde hoje de manhã. Eles pedem reajuste salarial. De acordo com o Sindicato da categoria, 600 professores trabalham em 60 creches filantrópicas no município. As instituições atendem 6 mil crianças. De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a prefeitura propôs reajuste de 1,89%, o sindicato patronal ofereceu 1,3%. Mas os professores querem um aumento de 10%, acima da inflação.