Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

21.09 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Comunicação. Publicado em 21/09/2017 às 17:07. Atualizado em 18/07/2018 às 17:38.

Uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, mas por enquanto o tempo não muda aqui no Paraná. Seguimos sem chuva e com temperaturas altas. Mais uma vez teremos baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente na metade norte do Estado. Mínimas previstas para esta sexta-feira: 13ºC em Palmas e 14ºC em Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba; as máximas chegam a 33ºC em Francisco Beltrão, Cascavel e Laranjeiras do Sul; 34ºC em Umuarama e Maringá; 35ºC em Apucarana e Londrina; e 36ºC em Foz do Iguaçu e Jacarezinho.

A Primavera começa oficialmente amanhã às 5h02 da tarde. Esta estação começa com a água do oceano Pacífico ligeiramente mais fria que o normal. Esta tendência deve ter influência no comportamento da chuva e da temperatura da Região Sul do Brasil nos próximos meses. A primavera deve ser quente como foi este último mês de inverno, mas as chuvas devem ficar acima da média durante o mês de outubro no Paraná. O bloqueio que manteve o tempo firme até agora enfraqueceu e, na semana que vem, deve chover em todo o Estado.

O Paraná, segundo produtor de soja do Brasil, está atrasado no plantio por causa do período sem chuvas. Apenas 1% da área total projetada para a próxima safra foi semeada até agora, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura. Mesmo com o tempo seco, o plantio já começou nas regiões de Cascavel, Londrina, Pato Branco e Toledo O Paraná projeta uma colheita de 19,5 milhões de toneladas para o próximo ciclo produtivo.

Dois grandes incêndios florestais atingem o Paraná. Em Quedas do Iguaçu, no oeste, o Corpo de Bombeiros tenta conter as chamas que atingem uma área de 562 quilômetros de extensão. Pelas imagens aéreas, foram identificados  mais de 600 focos na região. A área é de difícil acesso e parte dela é ocupada por grupo sem-terra. Em Querência do Norte, no noroeste do Estado, a ilha Porto Grande Brasílio também foi atingida por um incêndio ontem. O Corpo de Bombeiros de Umuarama trabalha para conter as chamas.