Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

22.03 – Contas Públicas – Análise de aposentadorias e pensões será agilizada com melhorias no Siap

Por Toni Casagrande. Publicado em 22/03/2018 às 13:53. Atualizado em 18/07/2018 às 17:17.

O Tribunal de Contas está dando mais um importante passo para aprimorar a fiscalização dos atos de pessoal dos órgãos públicos do Paraná. Os módulos Aposentadoria e Pensão do Sistema Integrado de Atos de Pessoal (Siap) foram aperfeiçoados e permitirão mais agilidade na captação e análise desses atos.

“Com isso, ganham os fundos de previdência, acelerando o início dos procedimentos de compensação previdenciária, que propiciam ingresso de recursos”, destaca o analista de controle Agnaldo Gomes dos Santos, titular da Coordenadoria de Fiscalização de Atos de Pessoal (Cofap) do TCE-PR. “Por outro lado, a sociedade também será beneficiada, com o equilíbrio dos regimes de previdência.”

As alterações entrarão em funcionamento na próxima segunda-feira (26 de março). As modificações implantadas nos módulos Aposentadoria e Pensão estão descritas nos manuais de importação disponíveis no site do TCE-PR, na página de acesso ao Siap.

Para implantar a nova sistemática de análise, além das modificações na captação de dados, as informações de verbas e dos quadros de cargos cadastrados no Siap passarão a ser validadas por técnicos do TCE-PR. “Desse modo, agora é um bom momento para as entidades revisarem esses cadastros e corrigirem eventuais equívocos e, assim, evitarem o apontamento de falhas pelo Tribunal”, destaca o coordenador.

Outra ação recomendável às entidades é atualizar as informações dos cadastros, incluindo a legislação que instituiu as verbas e cargos. Atualmente, muitos cadastros contemplam apenas a última legislação. Basta acessar o item cadastrado no sistema e escolher a opção “Informar Alteração de Lei”.