Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

23.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 23/01/2018 às 11:29. Atualizado em 18/07/2018 às 17:24.

O sol aparece mais em todo o Estado hoje, mas o calor ajuda na formação das nuvens carregadas e pode provocar chuva durante a tarde. No Paraná, a previsão é de tempo abafado, com o risco de temporais durante a tarde e a noite.  Máximas previstas para hoje: de 26ºC em Ponta Grossa e Guarapuava; 29ºC em Curitiba; 32ºC em Cascavel e Campo Mourão; 33ºC em Francisco Beltrão, Paranaguá e Londrina; e 34ºC em Foz do Iguaçu, Umuarama e Maringá.

Começaram, hoje, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018.  Elas só podem ser feitas pela internet. As universidades do Paraná oferecem cerca de 10 mil vagas pelo sistema. São cinco universidades estaduais e duas federais. Não há pagamento de taxas para se inscrever, basta acessar o site: sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina na sexta- feira. Para participar, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem. A primeira chamada deve ser divulgada no dia 29.

A Polícia Federal respondeu ao questionamento do juiz federal Sérgio Moro sobre o uso de algemas nos pés e nas mãos do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. A resposta foi assinada pelo chefe do Núcleo de Operações da PF do Paraná, José Chastalo. De acordo com a PF, o uso das algemas era necessário por que muitas pessoas, entre elas, jornalistas, acompanharam a escolta de Cabral até o IML. O texto diz que profissionais da imprensa fizeram perguntas que poderiam desencadear uma agressão como “por que o senhor roubou tanto?”.  Moro considerou que a resposta esclareceu a questão.

Os funcionários das universidades estaduais do Paraná podem ficar sem receber salários. O alerta foi feito pelo secretário da Fazenda Mauro Ricardo Costa. O motivo é que nem todas as universidades mudaram o sistema de controle de pessoal. A partir de agora, o governo do Estado só vai liberar os pagamentos a partir das informações do sistema RH Paraná – Meta4, que gerencia a folha de pagamento de todos os órgãos públicos do Estado. Até o final do ano, apenas a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) estavam totalmente integradas ao sistema Meta4.