Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

23.10 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 23/10/2017 às 12:04. Atualizado em 18/07/2018 às 17:34.

A frente fria que provocou chuva e temporais no Paraná nos últimos 3 dias já está, em grande parte, sobre o Sudeste do país. O sol volta a aparecer em praticamente todas as regiões. A nebulosidade fica mais concentrada entre as praias, a Serra do Mar e a grande Curitiba. Nas cidades próximas à divisa com o Mato Grosso do Sul, as temperaturas sobem bem e pode chover a partir da tarde. Máximas previstas para hoje: 17ºC em Curitiba; 23ºC em Guarapuava e Paranaguá; 26ºC em Francisco Beltrão, Apucarana, Londrina e Jacarezinho; 27ºC em Cascavel e Maringá e 28ºC em Foz do Iguaçu e Paranavaí.

O número de pessoas com HIV no Paraná continua crescendo. Apenas em 2016, foram 2.631 novos casos, segundo dados do governo estadual. Mas o número de casos de pessoas que desenvolveram sintomas da Aids caiu levemente desde de 2013. Isso é resultado principalmente da liberação do tratamento para qualquer portador do vírus. E este também é o principal motivo para o aumento no número de contaminados. As pessoas têm se prevenido menos porque a doença não é mais fatal. Mas as autoridades alertam, prevenir ainda é o meio mais seguro para enfrentar a doença.

Três veículos oficiais do Ministério da Agricultura foram furtados durante o fim de semana em Cascavel.  Os ladrões levaram duas caminhonetes e um veículo de passeio.  Os carros estavam estacionados no pátio da sede do Ministério.  A Polícia Federal já investiga o caso. As imagens das câmeras de segurança devem ajudar na identificação dos suspeitos. Essa não é a primeira vez que carros são furtados do local. Em junho do ano passado, além de um carro, os ladrões também furtaram equipamentos de dentro da sede.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreendeu armas e explosivos que, provavelmente, pertenciam a uma quadrilha especializada em roubos a caixas eletrônicos. O material foi encontrado depois de uma denúncia anônima sobre um carro abandonado. O automóvel tinha uma alerta de roubo desde quinta-feira. Dentro do veículo foram encontrados dois fuzis, quatro coletes à prova de bala, mais de nove mil cápsulas de munição, cinco carregadores, uma luneta para fuzil, quatro quilos de maconha, balança de precisão, algemas, maquinário para clonagem de placas de veículos, 13 relógios de luxo e 40 centímetros de cordel para detonar explosivos. Todo o material foi apreendido.