Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

24.07 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 24/07/2017 às 16:14. Atualizado em 18/07/2018 às 17:47.

Para amanhã, terça-feira, a previsão é de mais um dia de sol e grande variação de temperaturas no Paraná. Uma frente fria se desloca sobre o oceano na altura do Rio Grande do Sul, mas não atinge o continente por causa do bloqueio atmosférico. No Paraná o tempo segue seco.  Deve haver nevoeiros ao amanhecer entre o sudoeste, sul, centro e leste do Estado. Faz friozinho de manhã e calor à tarde. Mínimas de 9ºC em união da vitória e Ponta Grossa e 10ºC em Curitiba e Pato Branco; máximas de 27ºC em Cascavel e Maringá e 29ºC em Foz do Iguaçu, Franscico Beltrão e Guaíra.

O Procon do Paraná criou uma ferramenta para que os consumidores denunciem os abusos no preço dos combustíveis. Muitos postos reajustaram os preços além do aumento de impostos anunciado pelo governo federal na semana passada. Na maioria dos postos, o reajuste da gasolina foi, em média, de R$ 0,40. Mas em alguns locais, chegou a 0,70 centavos. A ferramenta está disponível no site procon.pr.gov.br. Os dados fornecidos pelo consumidor serão usados na abertura de processo administrativo contra o posto denunciado.

O Paraná registrou mais de mil incêndios em áreas ambientais neste mês de julho. Ao todo, foram 1.013 casos, com uma pessoa ferida. Segundo o Corpo de Bombeiros, historicamente, os meses de julho e agosto formam o período com o maior número de incêndios.  As geadas frequentes, a falta de chuva e o ar mais seco criam as condições ideais para este tipo de ocorrência. A Defesa Civil, os Bombeiros e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) pedem ajuda da população. É preciso evitar as fogueiras, não jogar bitucas de cigarros pela janela dos carros, entre outras medidas.

O comitê de resistência da Sociedade Brasileira de Ciências de Plantas Daninhas foi comunicado sobre uma nova erva resistente a herbicida no país. O relato se refere a uma espécie de buva, encontrada no município de Assis Chateaubriand, no Paraná. A buva é uma planta daninha que causa grande prejuízo a produtores de trigo, milho e soja. Os pesquisadores destacam a importância de adotar boas práticas, como o manejo integrado de plantas daninhas, o que inclui a rotação de herbicidas com diferentes mecanismos de ação.