Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

24.11 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Comunicação. Publicado em 24/11/2017 às 16:15. Atualizado em 18/07/2018 às 17:29.

O sábado deve ser ensolarado e quente em todo o Paraná. As temperaturas podem passar dos 30°C.  Mas o tempo muda no fim do dia, com a chegada de algumas áreas de instabilidade que vêm do Paraguai e Argentina. No domingo, o tempo fica fechado, com previsão de chuva e trovoadas em todo o estado. Mesmo assim, as temperaturas seguem altas no norte ao oeste. Mínimas de 14 em Ponta Grossa e Curitiba; máximas de 28 em Francisco Beltrão e Guarapuava; 30 em Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranaguá; e 32 em Campo Mourão, Arapongas, Londrina e Maringá.

O primeiro laboratório de controle natural do Aedes aegypti do Brasil foi inaugurado em Jacarezinho, no norte do Paraná.  Em fevereiro, o laboratório deve fazer a liberação de machos estéreis na natureza. A expectativa é conseguir a queda da incidência do mosquito em até 90%, o que também deve diminuir o número de casos de dengue, zika e chikungunya. O projeto-piloto em Jacarezinho vai medir o controle de mosquitos e pode ser levado a outras partes do Brasil. O laboratório é uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná e a empresa Forrest Brasil Tecnologia.

Homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos começam a receber o PIS/Pasep pela Caixa Econômica Federal e  Banco do Brasil. Os trabalhadores com conta corrente nos dois bancos recebem o dinheiro automaticamente a partir de hoje. Para os demais cotistas, o pagamento foi antecipado e o atendimento nas agências começa na segunda. Com isso, mais de 2 milhões de trabalhadores terão acesso dinheiro. O potencial de pagamentos desta terceira etapa é de que quase R$ 4 bilhões.

O governo do Paraná faz na terça-feira, em São Paulo, um evento para apresentar a proposta de construção de uma ferrovia ligando Dourados, no Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá. O objetivo é baratear o transporte da safra agrícola, que é feito em caminhões. Para o financiamento será lançado um PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse, instrumento que convida empresas interessadas em bancar os estudos para o projeto. A ideia é que a Ferroeste, que liga Cascavel à Guarapuava, seja incorporada à nova ferrovia.