Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

26.03 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 26/03/2018 às 12:41. Atualizado em 18/07/2018 às 17:16.

Uma frente fria está passando pelo mar bem perto da costa paranaense, os ventos que vêm do mar jogam muita umidade para o continente e isso deixa o tempo fechado, desde as praias até os Campos Gerais. O tempo também fica instável na grande Curitiba, Norte Pioneiro  e nas cidades mais próximas da divisa com o estado de São Paulo. As únicas regiões sem previsão de chuvas para hoje são o oeste e sudoeste. Máximas para esta segunda:: 21ºC em Curitiba; 23 ºC em ponta grossa, Telêmaco Borba e Paranaguá; 26 ºC em Cascavel e Francisco Beltrão; 27 ºC em Arapongas, Apucarana, Londrina e Maringá; 28 ºC em Foz do Iguaçu e 29 ºC em Jacarezinho.

O governador Beto Richa anuncia, agora pela manhã, a renúncia ao cargo para concorrer ao Senado Federal. A lei eleitoral obriga quem quer ser candidato, a deixar os cargos públicos até o dia sete de abril. A vice-governadora Cida Borghetti (PP) vai assumir no lugar de Beto. A confirmação da renúncia deve acontecer depois de uma reunião do secretariado, marcada para as 11 horas. Cida Borghetti comanda o governo até o final ano e já confirmou que será candidata à reeleição. Secretários de Beto, quem também pretendem se candidatar nas próximas eleições, devem deixar os cargos junto com ele.

O Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre, julga, hoje à tarde, o recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula é acusado de receber um triplex, no Guarujá, litoral paulista como propina dissimulada da construtora OAS. Em troca, o ex-presidente teria favorecido a empresa em contratos com a Petrobras. Lula nega as acusações e afirma ser inocente. Os advogados tentam reverter a decisão que condenou o petista a 11 anos e um mês de prisão.  Mesmo se a pena for confirmada, Lula não poderá ser preso até que o Supremo Tribunal Federal, em Brasília, julgue o pedido de habeas corpus dele marcado para o 4 de abril.

Duas pessoas ficaram feridas ontem, em Francisco Beltrão, no sudoeste, durante um confronto entre manifestantes pro e contra o ex-presidente Lula. A confusão aconteceu antes mesmo da passagem da caravana o ex-presidente pela cidade. Um grupo formado por integrantes do MBL – Movimento Brasil Livre – e Vem Pra Rua, carregava faixas e cartazes pedindo a prisão de Lula. Em seguida, integrantes do MST e de outros movimentos que apoiam o ex-presidente chegaram ao local. A Polícia Militar fez um cordão de isolamento entre os grupos e mesmo assim houve o confronto. Os policiais usaram balas de borracha para conter os ânimos. Dois manifestantes ficaram feridos e foram encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento do município.