Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

28.02 – Giro de Notícias – 10h

Por Toni Casagrande. Publicado em 28/02/2017 às 12:52. Atualizado em 18/07/2018 às 18:07.

A terça-feira de Carnaval vai ser de sol e calor em todo Paraná. Mas ainda há muita umidade sobre grande parte do Estado, o que favorece a formação de pancadas de chuva e temporais à tarde. As máximas chegam aos 28ºC em Ponta Grossa e União da Vitória; 30ºC em Curitiba e Guarapuava; 33ºC em Londrina e Maringá e 36ºC em Foz do Iguaçu e Guaíra.

A partir de março, a conta de luz vai ficar mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, por causa da falta de chuvas, a bandeira tarifária será amarela. O custo adicional é R$ 2 a cada 100 quilowatt/hora (kWh) consumido. A bandeira amarela é ativada quando é preciso acionar usinas termelétricas para gerar mais energia. Desde dezembro, a bandeira tarifária estava verde, sem custo extra para o consumidor.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, de 71 anos, foi submetido a uma cirurgia de próstata ontem à tarde, em Porto Alegre. Após a operação, a assessoria de imprensa do hospital divulgou uma nota informando que o estado de saúde de Padilha é estável. O ministro deve ficar sob observação por dois dias. O ministro está de licença médica desde segunda-feira (20), quando foi hospitalizado em Brasília.

Termina hoje o período da Piracema, época em que a pesca de espécies nativas no Paraná fica proibida. A restrição estava vigente desde 1º de novembro do ano passado. O objetivo é proteger os peixes nativos durante o período de reprodução destas espécies. O iap – Instituto Ambiental do Paraná – alerta que mesmo com o fim da Piracema, os pescadores devem respeitar as regras quanto à quantidade, tamanho dos peixes e os materiais utilizados.