Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

28.12 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 28/12/2017 às 11:48. Atualizado em 18/07/2018 às 17:26.

O Sol brilha em grande parte do Estado agora pela manhã. As temperaturas sobem depressa e o tempo fica abafado. Mas à tarde isso deve mudar principalmente nas cidades próximas ao Mato Grosso do Sul e ao Paraguai. Uma área de instabilidade avança em direção ao Paraná e pode haver pancadas de chuva com trovoadas nestas regiões. Máximas pra hoje: 27ºC em Ponta Grossa, Curitiba, Pato Branco e Paranaguá; 28ºC em Cascavel, Apucarana e Londrina; 29ºC em Umuarama, Maringá e Jacarezinho; e 31ºC em Foz do Iguaçu.

Termina hoje o prazo para que o trabalhador faça o saque do abono salarial do PIS e do Pasep de 2015.  Segundo o Ministério do Trabalho, até o fim de novembro, 1 milhão e 400 mil pessoas ainda não tinham sacado o dinheiro. Os trabalhadores de empresas privadas são vinculados ao PIS e sacam o dinheiro nas agências da Caixa ou nas casas lotéricas. Já os servidores públicos, com vínculo no Pasep, retiram o benefício no Banco do Brasil.

Os estudantes inscritos no Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que não compareceram à prova podem solicitar a dispensa até o dia 31. A prova foi aplicada no dia 26 de novembro. Mais de 450 mil estudantes participaram da avaliação. O pedido de dispensa deve ser feito no Sistema Enade, com login e senha. Os estudantes devem apresentar, por meio eletrônico, um documento digitalizado que prove o impedimento de fazer o exame. O estudante que faltou no dia da avaliação e não justificou a ausência pode ser impedido de receber o diploma.

O Paraná registrou mais um mês de crescimento na geração de novas vagas de emprego. As empresas do estado abriram 1.433 novas vagas em novembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. O saldo não leva em conta o mercado informal, são computados apenas as pessoas que conseguiram trabalho com carteira assinada.  O responsável pelo aumento das contratações foi o comércio, que abriu 3.198 vagas. Também houve recuperação de vagas no setor de serviços, com 218 novos postos, e na indústria, com 243 vagas.