Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

29.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 29/01/2018 às 11:40. Atualizado em 18/07/2018 às 17:24.

Segunda-feira de tempo instável em todo o Paraná, hoje. Uma frente fria está sobre o mar na altura do litoral da região sul e joga muita umidade sobre o estado. Desde a madrugada de hoje,  já choveu em praticamente todas as regiões do estado,  com o maior destaque para a região central, entre Pitanga, Turvo e Guarapuava. Apesar do céu ficar encoberto em boa parte do dia, faz calor.  Máximas previstas para hoje: 28ºC em Cascavel, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Curitiba; 29ºC em Telêmaco Borba, Campo mourão, Arapongas e Londrina; 30ºC em Maringá e Paranavaí; e 31ºC em Foz do Iguaçu, Paranaguá e Jacarezinho.

O ministério da Educação prometeu para hoje o resultado do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Cerca de dois milhões de estudantes se inscreveram para concorrer a uma das vagas nas universidades públicas de todo o país. Os candidatos que conseguiram as melhores notas no Enem ficam com as vagas.  Medicina, direito, administração, e pedagogia são os cursos mais procurados. Este ano, o Sisu, oferece mais de 239 mil vagas, em 130 instituições.

O Paraná deve produzir menos nesta safra de verão. A Seab – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – confirmou uma estimativa de redução de 10% no volume de grãos a serem colhidos neste começo de ano. As perdas mais significativas são esperadas nas safras de milho e feijão. Em relação ao milho, a queda na área plantada projeta uma redução de quase dois milhões de toneladas.  As chuvas que atingem todo estado neste verão são a principal causa da quebra na safra.

Uma quadrilha fortemente armada aterrorizou a população do município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, durante esta madrugada. O alvo dos assaltantes era uma agência da Caixa Econômica Federal .  Divididos em grupos, os bandidos atacaram simultaneamente: o banco,  destacamento da Polícia Militar e a delegacia da cidade. Eles dispararam com fuzis e pistolas contra a delegacia e tocaram fogo em um carro, para impedir que os PMS saíssem do destacamento. Enquanto isso, outro grupo explodiu os caixas eletrônicos da agência.  A polícia não sabe quanto dinheiro foi levado.  Ninguém foi preso.