Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

29.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 29/01/2018 às 15:33. Atualizado em 18/07/2018 às 17:24.

A frente fria que está sobre o mar avança para o litoral da região sudeste. Mesmo assim, o tempo segue instável, no Paraná, com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde, principalmente na metade norte. Para a metade sul, também há previsão de chuva, mas elas devem mais fracas. Mínimas de 17ºC em Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba; máximas de 29ºC em Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Paranaguá; 30ºC em Cascavel, Campo Mourão, Apucarana e Londrina; 32ºC em Maringá e Paranavaí e 33ºC em Umuarama.

A Itaipu abriu mais uma vez todas as 14 comportas das três calhas do vertedouro da usina neste final de semana. A cena é rara, mas aconteceu pela segunda vez em menos de 15 dias. Foram três horas, com média de 7.500 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a cinco vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. As calhas foram reabertas por causa das chuvas intensas em toda a Bacia do Rio Paraná. Este volume todo já garantiu um novo recorde na produção de energia. O mês nem acabou e Itaipu já gerou 9,6% mais energia que em janeiro do ano passado.

Quatro pessoas foram presas preventivamente numa operação realizada em quatro cidades do Paraná hoje. A polícia cumpriu ordens da justiça em Ibaiti e Londrina, no norte, Matinhos, no litoral; e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. Entre os presos, está o delegado de Matinhos, Max Dias Lemos. Para o Ministério Público, ele é suspeito receber propina para soltar presos. Os outros três detidos na operação são acusados de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção ativa.

A polícia investiga dois casos envolvendo crianças nos Campos Gerais. O primeiro deles em Ortigueira, onde uma criança de apenas cinco anos morreu eletrocutada no final de semana. Ray Ávila da Silva brincava no quintal e encostou na cerca de arame farpado da casa de um vizinho. O menino sofreu um choque forte e morreu no local. A tragédia abalou a cidade. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte. O outro caso aconteceu em Castrou. Um garoto de 12 foi atingido por um tiro quando andava de bicicleta. Ele ficou ferido no joelho e passa bem. A suspeita é de que o garoto tenha sido baleado por engano.