Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

30.06 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 30/06/2017 às 12:58. Atualizado em 18/07/2018 às 17:50.

A frente fria avança lentamente sobre o sul do país e chega ao Paraná hoje. Mas a massa de ar seco que cobre o Estado dificulta o avanço das nuvens. Devemos ter apenas chuvas isoladas e fracas na região da divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, não há nenhuma mudança para hoje. O dia deve ser ensolarado. Máximas previstas para hoje: 24ºC em Curitiba e Franscico Beltrão; 25ºC em Cascavel e Telêmaco Borba; 27ºC em Paranaguá e Paranavaí; e 28ºC em Londrina.

A greve geral atingiu o transporte coletivo de algumas das maiores cidades do Estado nesta manhã de sexta-feira. Os ônibus de Ponta Grossa saíram com atraso da garagem da empresa. Motoristas e cobradores chegaram para trabalhar, mas foram impedidos por manifestantes, que colocaram fogo em pneus para reforçar o bloqueio. Em Londrina também houve atrasos. Os bloqueios foram montados na saída das garagens e na chegada dos ônibus ao Terminal de Transporte Coletivo da cidade. Muitos ônibus receberam os passageiros do lado de fora do terminal.

Milhares de sindicalistas e trabalhadores fazem protestos nesta manhã em várias cidades do Paraná contra as reformas da previdência e trabalhista propostas pelo Governo Federal. Em Curitiba, montadoras, bancos, escolas estaduais, universidades federais e estaduais e agências dos Correios funcionam precariamente hoje. Apesar das manifestações terem a participação de motoristas e cobradores de ônibus, o transporte coletivo da capital e da região metropolitana funciona normalmente.

A BR-163 deve ser bloqueada, nesta sexta-feira, entre Santa Lúcia e Lindoeste, no Oeste do Estado, em dois períodos. A concessionária que administra a rodovia deve fazer cinco detonações de rochas, para a sequência das obras de duplicação do trecho. Estão previstas quatro explosões para período da manhã, das 10h ao meio-dia e uma quinta explosão deve ser feita entre o meio dia e as 4h da tarde. Nestes horários, o trafego vai ser organizado pela Polícia Rodoviária Federal no sistema “Siga e Pare”.