Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

4 turistas infectados por sarampo passam pelo Paraná e Secretaria de Saúde reforça medidas preventivas contra a doença

Por Jornalismo. Publicado em 22/07/2019 às 19:40.

O Paraná está em alerta devido aos surtos de sarampo que estão ocorrendo no país, incluindo o estado vizinho São Paulo que já tem quase 400 casos confirmados. As autoridades sanitárias lembram que a vacina é a única maneira efetiva de prevenir a doença.

 

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira que quatro turistas paulistas infectados pelo sarampo passaram pelo estado nos últimos meses. O estado de São Paulo vive um período de surto da doença. Em junho o estado tinha 27 casos de sarampo e nesta segunda-feira confirmou 384 casos. Até o momento não foram confirmados casos de sarampo no Paraná, mas pela proximidade e pelo fluxo de pessoas entre um estado e outro, a Secretaria da Saúde do Paraná está reforçando a vigilância e o monitoramento da doença, como afirma o chefe da Divisão das Doenças Transmissíveis da Secretaria, Renato Lopes.

A transmissão do sarampo ocorre de forma muito rápida, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou até mesmo respirar. As partículas com o vírus ficam no ar. Por isso, o risco de contágio da doença é elevado.

O chefe da Divisão das Doenças Transmissíveis da Secretaria, Renato Lopes, reforça que a vacina é a única maneira efetiva de prevenir a doença.

Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza e conjuntivite, seguidos de manchas avermelhadas pelo corpo. Mesmo antes de surgirem as manchas, uma pessoa já com a doença pode estar transmitindo o vírus na fase inicial há uma semana. A orientação dos profissionais de saúde é que ao observar algum desses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um médico e evitar de ter contato com outras pessoas.

Repórter Deividi Lira