Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Refúgio Biológico: bebê onça é solta em recinto aberto pela primeira vez

Por Comunicação. Publicado em 12/04/2017 às 20:22. Atualizado em 18/07/2018 às 18:01.

A filhote de onça-pintada (Panthera onca), nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR), foi solta em espaço aberto pela primeira vez, na última segunda-feira (11). No local, a pequena terá condições para continuar o seu bom desenvolvimento em um ambiente o mais próximo possível do natural. No recinto externo, ela poderá escalar árvores, aprender a nadar e a caçar, seguindo os passos da mãe.

O nascimento da oncinha foi o primeiro caso bem-sucedido de reprodução da espécie em cativeiro no Refúgio, após 14 anos de tentativas. O médico-veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, comentou a importância da ação:

“A grande importância é você tentar manter uma população de segurança em cativeiro para quando necessário um trabalho de manejo de população de vida livre, a gente tenha como se fosse um banco de reserva genética que possa ser acessado. Muitas vezes nós não temos disponíveis mais animais para fazer esse trabalho. Por exemplo, hoje foi verificado que existe aproximadamente 200 onças em todas Mata Atlântica, soltas. Isso é um número muito baixo em termos genéticos. Então, poderíamos estar usando uma população de cativeiro para melhorar a qualidade genética dessa população de vida livre.”

Após este período de adaptação, a Itaipu lançará um concurso para e escolha do nome da oncinha. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer no aniversário de seis meses do filhote.