Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Itaipu reproduz segunda geração de harpia em cativeiro

Por Comunicação. Publicado em 15/05/2017 às 18:19. Atualizado em 18/07/2018 às 17:57.

O Programa de Reprodução da Harpia (Harpia harpyja) de Itaipu conseguiu um feito importante: o nascimento do primeiro animal cuja mãe também é nascida em cativeiro. A segunda geração criada em cativeiro é um caso inédito na América do Sul e raro no mundo todo.

A ave nascida é filha de uma harpia fêmea que também nasceu no Refúgio em 2009, fruto de uma das primeiras reproduções bem-sucedidas do programa criado naquele mesmo ano. Ela é filha do casal mais antigo do RBV, formado em 2005 e que teve os primeiros filhotes em 2009.

A mãe, hoje com 17 anos, foi resgatada do Arco do Desmatamento, na região do Pará. O pai tem 18 anos e foi encontrado em uma caixa de papelão, na Ponte Amizade, na fronteira com o Paraguai. Desta união, resultaram 26 reproduções de sucesso, quase metade de todas as harpias nascidas em cativeiro no Brasil.

Com os novos filhotes, somam-se 31 nascimentos de harpia no local, o que faz do Programa da Itaipu o maior do mundo. O plantel conta hoje com 29 exemplares entre jovens e adultos. Seis filhotes nascidos no RBV foram doados a outras instituições. Estima-se que existam de 120 a 140 harpias em cativeiro.

A harpia é um dos maiores, o mais pesado e o mais forte gavião do mundo. Adulto, pode alcançar dez quilos e dois metros e meio de envergadura. O talão, como é chamada a unha da ave, mede até 9 centímetros, equivalente à unha de um urso pardo.