Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Compartilhamento de veículos é sinônimo de sustentabilidade na Itaipu Binacional

Por Comunicação. Publicado em 08/08/2017 às 18:10. Atualizado em 18/07/2018 às 17:45.

É pelas estradas da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, que circula um modelo diferenciado de sustentabilidade e tecnologia. A Itaipu Binacional inaugurou o quarto posto de compartilhamento de veículos elétricos na usina. O projeto foi lançado em dezembro de 2016, e já rodou mais de 7.600 km dentro da empresa. Isso deixou de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera.

O analista de sistemas do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Mateus Gimenez, um dos desenvolvedores da plataforma, ressalta a preocupação com a sustentabilidade durante a criação do sistema:

“O apelo de usar veículos elétricos é importante para divulgar tanto a imagem da Itaipu, do PTI e os veículos verdes, e também contribui com a familiarização das pessoas com esse tipo de tecnologia.”

Todo o desenvolvimento da iniciativa foi feito pelo MOB-i, um projeto de mobilidade sustentável da Itaipu em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Industrias da Mobilidade (CEiiA), de Portugal. O monitoramento das viagens dos automóveis é controlado via aplicativo para smartphones.

Por enquanto, o uso é restrito aos funcionários da usina. Mas segundo Gimenez, a ideia é que isso possa ser replicado para as cidades. A equipe responsável pelo sistema continua elaborando mais inovações para o aplicativo. E até o final do ano, novos PMIs (Pontos de Mobilidade Inteligente) devem ser inaugurados.