Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Itaipu no Show Rural

Por Comunicação. Publicado em 06/02/2018 às 19:29. Atualizado em 18/07/2018 às 17:23.

Show Rural 2018: simulador solar e atuação ampliada são destaques da Itaipu

O público do Show Rural Coopavel 2018, que está sendo realizado em Cascavel (PR), pode consultar gratuitamente o potencial solar de sua propriedade, residência ou empreendimento. Disponível no estande da Itaipu Binacional, o simulador utiliza como base os dados disponibilizados pelo Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Segundo Alisson Rodrigues, engenheiro ambiental do PTI, para cada tipo de consumidor a análise deve levar em consideração diversos fatores, porém, a grande certeza é que o potencial solar existente no Paraná é muito bom e comparável inclusive a grandes potências mundiais no segmento:

“Isso deve ser visto caso a caso. Na região Oeste temos um potencial muito bom. Se você pensar que no Paraná, por exemplo, comparado à Alemanha, que é um dos países que mais consome energia solar no planeta, temos 43% de potencial superior.”

O simulador está disponível para consulta gratuitamente no endereço www.atlassolarparana.com. O estande da Itaipu destaca ainda a ampliação da área de atuação da binacional, que passou de 29 municípios da Bacia do Paraná 3 para 54 – sendo 52 deles do Oeste do Paraná, além de Altônia, no Noroeste, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Até 2020, serão aplicados R$ 300 milhões nessas cidades, montante que deve transformar o perfil econômico da região.

No telão principal do espaço são mostradas as ações da empresa em toda sua área de influência. São projetos de energia renovável, programas de educação ambiental, produção de peixe, coleta solidária e proteção à biodiversidade na faixa de proteção, no Refúgio Biológico Bela Vista e no Canal da Piracema. A programação do Show Rural segue até sexta-feira (9), em Cascavel (PR).