Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Cinema Ambiental: competição latino-americana da Mostra Ecofalante prorroga prazo para inscrições

Por Comunicação. Publicado em 24/01/2017 às 15:34. Atualizado em 18/07/2018 às 18:12.

As inscrições para a competição latino-americana da 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental foram prorrogadas para até o dia 31 de janeiro. Podem ser inscritas produções finalizadas a partir de 2015 que tratem de temáticas socioambientais, como energia, água, mudanças climáticas, mobilidade, vida selvagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.

O evento principal – que será realizado entre 30 de maio e 15 de junho em São Paulo (SP) – já se consolidou como espaço e para o debate e a reflexão acerca dos problemas contemporâneos. A iniciativa tem como objetivo promover as produções audiovisuais e a integração entre os participantes.

O regulamento e outras informações estão disponíveis no site www.ecofalante.org.br. Após avaliação do júri, serão premiados o Melhor Longa-Metragem (R$ 15 mil) e o Melhor Curta-Metragem (R$ 5 mil), além do Melhor Filme escolhido pelo público.

As produções selecionadas devem ser divulgadas no site do festival a partir de abril. Além da competição, a programação conta com a Mostra Contemporânea Internacional, que deve trazer ao público filmes exibidos nos principais festivais de cinema e documentário do mundo.

Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra Ecofalante já mobilizou cerca de 120 mil pessoas, exibindo 333 filmes em 21 cidades, já que uma versão itinerante é promovida em outras cidades do interior paulista, levando a reflexão e o debate a vários espaços.

Em todas as noites do evento, a Mostra promove debates que partem dos filmes exibidos e contam com a participação de especialistas, pesquisadores, críticos e convidados especiais, como diretores e produtores nacionais e internacionais que também acompanham as sessões de seus filmes para conversas com o público.