Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – No Dia Mundial da Água, crianças acompanham proteção de nascente em Foz do Iguaçu

Por Comunicação. Publicado em 28/03/2017 às 16:47. Atualizado em 18/07/2018 às 18:03.

Cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, em Foz do Iguaçu (PR), participaram de uma aula diferente na última quarta-feira (22). Durante as celebrações do Dia Mundial da Água, as crianças acompanharam de perto o trabalho de proteção de uma das nascentes do Córrego Brasília, localizado na Vila C.

A atividade pedagógica foi organizada pela Itaipu Binacional com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da água para a vida no planeta. Participaram da ação professores, pais de alunos, representantes da prefeitura e o padre da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Ademar Oliveira Lins.

Durante a ação também ocorreram apresentações artísticas organizadas pela escola e alguns alunos levaram cartazes e pequenos cartões, em forma de gota, para celebrar o Dia Mundial da Água. O trabalho de proteção da nascente foi coordenado por Rubens de Souza, gestor de bacias hidrográficas da Itaipu, com apoio do pessoal da Associação de Defesa Ambiental de Matelândia. Ele explica a importância ambiental e histórica do Córrego Brasília para a região:

“A escolha pelo Córrego Brasília, porque desde dois anos para cá já estamos fazendo um trabalho junto à microbacia do Córrego Brasília, que abrange as regiões da Vila C Nova e Vila C Velha, onde já realizamos muitas reuniões, sensibilizações, Oficinas do Futuro com a comunidade, que culminou num grande pacto que é o Pacto das Águas. Uma vez que a Vila C abrigou um grande número de operários que contribuíram para a construção da nossa usina.”

De acordo com o gestor, em breve novas atividades serão desenvolvidas no Córrego Brasília e seu entorno, envolvendo também apoio à cooperativa de catadores de materiais recicláveis e outra ações de Educação Ambiental.