Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – “A água deve ser discutida por toda a sociedade”, destaca governador do Conselho Mundial da Água

Por Comunicação. Publicado em 03/10/2017 às 16:34. Atualizado em 18/07/2018 às 17:36.

Experiências bem-sucedidas de gestão de recursos hídricos com a participação social foram apresentadas em Foz do Iguaçu (PR) durante o Fórum Cidadão da Região Sul. O evento é preparatório para o Fórum Mundial da Água, que será promovido em Brasília, em março de 2018.

Com o título “Gestão Participativa e Social da Água – a sociedade compartilhando tecnologias locais”, o encontro foi organizado pela Itaipu Binacional e pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).

Durante a abertura do Fórum, o governador do Conselho Mundial da Água e presidente da Rebob, Lupércio Ziroldo Antônio, destacou a importância da participação popular nas discussões:

“O Brasil captou esse evento pela importância que nós temos na questão dos recursos hídricos do planeta. Ele integra toda a sociedade, através de seus segmentos, para a discussão da temática da água. Hoje a água deve ser discutida por toda a sociedade. Gestão de águas não se faz sem envolver todos os atores nesse processo, e ele tem como grande fator determinar decisões a nível mundial, principalmente nas regiões transfronteiriças.”

O premiado Programa Cultivando Água, desenvolvido desde 2003 pela Itaipu Binacional na Bacia do Paraná 3, é um dos exemplos de sucesso. A iniciativa inclui ações como a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e projetos de educação ambiental que envolvem escolas, ONGs, prefeituras e grupos da sociedade civil.

Além de Foz do Iguaçu, o Fórum Cidadão já ocorreu em Fortaleza (CE), e será realizado ainda este ano em Cuiabá (MT), São José do Rio Preto (SP) e Palmas (TO).