Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Cartilha de tecnologias sobre agroecologia foi lançada durante o Show Rural 2017

Por Comunicação. Publicado em 02/03/2017 às 17:09. Atualizado em 18/07/2018 às 18:07.

Mais uma vez a Vitrine Tecnológica de Agroecologia, mantida pela Itaipu Binacional – por meio do Programa Cultivando Água Boa – além de outros parceiros, foi uma das atrações da área de exposição do Show Rural. Organizada na forma de uma propriedade rural, a Vitrine é uma oportunidade para produtores rurais, principalmente agricultores familiares, terem contato com diversas técnicas sustentáveis para produzir mais e melhor, sem agredir o meio ambiente.

Para que o conhecimento não fique restringido apenas aos dias do evento, durante o evento foi lançada uma cartilha de tecnologias. Nas 72 páginas da publicação, estão abordados temas como o manejo ecológico de pragas e doenças, bioconstruções e sistemas alternativos de irrigação.

O engenheiro agrônomo e coordenador estadual da Área de Agroecologia do Instituto Emater, Paulo Henrique Lizarelli, também ressaltou a importância da cartilha para promover os conceitos da agroecologia de maneira didática, muitas delas de fácil replicação:

“Então, a cartilha em primeiro lugar, passa a ser esse informativo que a pessoa leva para casa e ali pode ver os diversos assuntos e o que mais interessa. Mas além disso, como está virtual (em PDF), ela já está ficando conhecida em vários cantos do Paraná e do Brasil.”

A cartilha também está disponível na versão digital para ser baixada gratuitamente.