Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Centro Internacional de Energias Renováveis abre inscrições para dois cursos online sobre biogás

Por Comunicação. Publicado em 10/01/2017 às 16:01. Atualizado em 18/07/2018 às 18:15.

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis, o Brasil é o segundo país em oferta de vagas na área de energia limpa. O país fica atrás apenas da China que investirá mais US$ 360 bilhões no setor até 2020 gerando 13 milhões de empregos. Para aproveitar este bom momento e se qualificar dentro do tema, uma boa opção é participar das novas turmas dos cursos de Atualização em Energias do Biogás e Operacionalização de Biodigestores.

Ambos os cursos são oferecidos pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro. O conteúdo programático das duas capacitações foram elaborados por especialistas, contam com o acompanhamento de tutores e têm como base as experiências práticas construídas pelo Centro, que monitora 11 unidades de produção de biogás gerando energia elétrica, térmica e biocombustível.

Segundo Marcelo Alves de Sousa, gerente do Núcleo Pedagógico do CIBiogás, o curso de Atualização em Energias do Biogás representa uma importante oportunidade tanto para profissionais como produtores rurais que buscam soluções para reduzir os passivos ambientais de suas propriedades:

“Quando a pessoa faz esse curso vai perceber que esse passivo ambiental, esse problema que ela tem, pode se converter numa solução para os problemas ambientais da região dela, inclusive com uma proposta de ganho financeiro, além do ganho ambiental”.

Desde 2011 – quando a primeira turma foi aberta – mais de 1.000 alunos, de 25 países, já participaram das capacitações oferecidas pelo CIBiogás. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site www.cibiogas.org ou pelo telefone (45) 3576-7022.