Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Descomplicando as Energias Renováveis

Por Toni Casagrande. Publicado em 14/06/2018 às 20:26. Atualizado em 19/08/2018 às 15:32.

Energias Renováveis: material produzido por PTI e Itaipu será divulgado nas escolas do Paraná

O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Jorge Augusto Callado, e o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt, fizeram durante a Semana do Meio Ambiente, a entrega do material didático “Descomplicando as Energias Renováveis” à secretária de Estado da Educação do Paraná, Lúcia Aparecida Cortez Martins, e à superintendente da Secretaria de Educação, Inês Carnieletto.

Composto por uma cartilha resumida e uma versão mais completa, em áudio, com aproximadamente duas horas de duração, o projeto é fruto de um intenso trabalho de pesquisa apoiado por três instituições de renome nacional dentro de seus setores: a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

O material servirá como apoio pedagógico para educadores de diferentes níveis de formação, no compartilhamento de informações e conhecimento sobre as energias renováveis no Brasil de forma inclusiva e democrática.

De acordo com a secretária Lúcia Cortez, a parceria com a Itaipu é muito importante e permitirá discutir um assunto essencial: “É um tema muito atual, relevante, necessário e nós precisamos estar trabalhando com nossos alunos no sentido de preparar mesmo, falar da energia principalmente a renovável”.

A entrega de exemplares que ocorreu em Curitiba foi simbólica, uma vez que, por uma questão de sustentabilidade, apenas uma pequena quantidade de impressos foi produzida. O principal meio de divulgação é o eletrônico, por meio do endereço www.pti.org.br/descomplicandoasenergias. Os conteúdos foram preparados pelos jornalistas Vacy Álvaro e Poliana Corrêa, que também participaram da entrega.

Os áudios em formato mais resumido também serão disponibilizados para as rádios de todo o Paraná por meio de uma parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp).