Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – IAP divulga primeiro relatório sobre destinação de resíduos sólidos industriais no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 02/08/2017 às 17:04. Atualizado em 18/07/2018 às 17:46.

Um relatório divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apontou que 90,4% dos resíduos gerados pelas industrias instaladas no Paraná foram reutilizados, reciclados ou recuperados entre 2014 e 2015. Segundo o levantamento, outros 8,5% foram enviados para disposição final adequada, 0,9% seguiram para tratamento, 0,1% foi enviado para disposição final não adequada e 0,1% foi enviado para coprocessamento.
Para realizar o diagnóstico, o IAP se baseou nos Inventários de Resíduos Sólidos Industriais repassados periodicamente pelos empreendimentos licenciados para obter a renovação das licenças ambientais. Ao todo, foram 252 enviados ao instituto até 30 de setembro de 2015.
A diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Chaves, alerta para os problemas que podem ser causados por uma destinação incorreta destes resíduos:
“O que acontecia antigamente e hoje esse conceito está mudando um pouco. As pessoas expunham os resíduos sólidos no solo. Hoje temos muitas áreas que podem estar contaminadas pela disposição inadequada de resíduos. Isso pode acarretar problemas de contaminação do solo e das águas subterrâneas, que muitas vezes podem ser utilizadas para o abastecimento. Então, pequenas vilas e comunidades, muitas vezes se utilizam de uma água que pode estar contaminada”.
O levantamento mostra que a região do Paraná que mais gerou resíduos sólidos industriais foi a Noroeste. A Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a capital, foi a que mais contribuiu para o levantamento com o envio de informações por ter maior presença de empreendimentos de atividades industriais.